top of page

                                                                                 Introdução 

 

                   O  conceito de Engenharia existe desde tempos remotos, quando os seres humanos criaram algumas invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a definição moderna de Engenharia, explorando princípios Mecânicos básicos para desenvolver ferramentas e objetos úteis.

 

               

               

                 A própria palavra Engenharia tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra Engenheiro, que se remonta ao ano de 1325, quando um Engine'er ( do Inglês Engine = motor, sendo literalmente, aquele que opera um motor ) originalmente referia-se a "um construtor de motores militares", neste contexto, agora obsoleto, um "motor" que se refere a uma máquina militar, isto é, uma engenhoca mecânica usada na guerra (por exemplo, uma catapulta ou uma torre de assalto).

       

                     A palavra "engenho" em si é de origem ainda mais antiga, e em última análise, decorrente do Latim "ingenium", que significa "qualidade natural, especialmente poder mental, capaz de criar uma invenção inteligente".

       

                Mais tarde, com o advento do surgimento dos Projetos de Estruturas Civis, como pontes, viadutos, túneis, edifícios, etc., amadureceu como uma disciplina metódica e técnica, e o termo Engenharia Civil entrou no léxico como uma forma de distinguir entre aqueles especializados na construção de tais projetos não-militares (os civis) e as pessoas envolvidas na disciplina mais antiga de Engenharia Militar.

bottom of page